---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

saude
Vacinação contra poliomielite e sarampo tem horário ampliado

Publicado em 29/08/2018 às 11:15 - Atualizado em 29/08/2018 às 11:39

Campanha de vacinação contra poliomielite e sarampo Baixar Imagem

Para atingir a meta de vacinação da Campanha Nacional contra poliomielite e sarampo, a Secretaria Municipal de Saúde estendeu o horário de aplicação das vacinas na UBS Lucia Elena dos Santos até sexta-feira dia 31 das 7h30min às 19h30mm.

A campanha tem como público-alvo as crianças de 12 meses a menores de cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias). Mesmo que as crianças nessa faixa etária já tenham tomado as duas doses da vacina, elas devem tomar uma dose adicional durante a campanha. Para o atendimento, é necessário apresentar o cartão ou caderneta de vacinação. Essa regra vale não apenas para sarampo e poliomielite, mas para qualquer vacina, seja ela administrada em crianças, adolescentes, adultos ou idosos.

 

O que é a poliomielite?

A poliomielite é uma doença infecciosa grave que pode causar paralisia permanente em determinados músculos e que, geralmente, afeta crianças, mas também pode surgir em idosos e adultos com o sistema imune enfraquecido.

Os primeiros sintomas da poliomielite geralmente incluem dor de garganta, fadiga excessiva, dor de cabeça e febre, podendo ser facilmente confundida com uma gripe. Saiba mais. 

 

O que é o sarampo?

O sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave, transmissível e extremamente contagiosa. Os sintomas são: febre alta, acima de 38,5°C, erupção e vermelhidão na pele, tosse, coriza, conjuntivite e manchas brancas que aparecem na mucosa bucal, conhecida como sinal de koplik, que surgem de 1 a 2 dias antes do aparecimento das erupções na pele. Saiba mais.

 

Adultos também podem se vacinar

A campanha atualmente tem como público-alvo as crianças. O Ministério da Saúde, no entanto, disponibiliza duas doses para os indivíduos entre 12 meses e 29 anos, que ficam à disposição o ano inteiro no Sistema Único de Saúde independente da força-tarefa atual para a vacianação.

Na rede pública, também é possível a vacinação gratuita até os 49 anos (nesse caso, uma dose é administrada). O governo recomenda que os adultos vão até as unidades de saúde após o fim da campanha deste ano direcionada às crianças, no dia 31 de agosto, para garantir uma dose e não sobrecarregar os postos.

 

Local de vacinação: Unidade de Saúde Lucia Helena dos Santos

Endereço: Rua Santa Catarina – Centro – Paulo Lopes/SC

Horário: Das 7h30min às 19h30mm. 

Informações: 48 3253.0326


Galeria de Fotos

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar